domingo, 13 de setembro de 2015

Customizando uma custom

O título do post sugere uma redundância, e foi exatamente o caso. Peguei o Parang que já era uma lâmina custom, e utilizei ao pé da letra a interpretação da expressão. Personalizei a faca de acordo com minhas preferências e necessidades.

Relembrando o post onde apresento esta faca fantástica, o Renan fez este exemplar para ele, e devido à diferença de tamanho entre nossas mãos, eu sempre achei que a ergonomia estava um pouco prejudicada, pois ou eu segurava mais para frente do cabo ficando com o dedo indicador roçando na quina da base da lâmina, ou segurava mais para trás e perdia o apoio do dedo mínimo. Neste caso diminuía um pouco da firmeza na pega.

Empunhando mais à frente o dedo ficava desconfortável na base cheia de quina da lâmina.

Deslocando a mão para trás faltava espaço para o dedo mínimo.
Brincando de estudar as formas do cabo e de rascunhar alternativas ao formato percebi que ainda tinha bastante material e espaço para um ajuste que permitiria uma empunhadura melhor para mim. Após conversar com o Renan a respeito e mostrar meu desenho ele concordou e me encorajou a meter a mão na massa e alterar o cabo do parang.

No rascunho o contorno maior representa o formato existente, a curva menor é a proposta.

Comecei prendendo a lâmina em uma pequena morsa e desbastando aos poucos com ferramentas manuais. Quando cheguei no formato desejado passei lixas para remover as marcas das ferramentas e finalmente apliquei óleo de linhaça, acabamento que foi utilizado originamente no cabo. Este método além de muito simples de aplicar e reforçar rotineiramente, dá um bonito acabamento e sela a madeira contra a entrada de umidade.

Começando a trabalhar com limas chatas e redondas.
Formato se aproximando do desejado.
Empunhadura bastante melhorada.
Lixando para tirar todas as marcas.
Óleo de linhaça sendo aplicado. Após secar o brilho diminui e a cor fica menos vermelha.
 O procedimento simples fez enorme diferença. Agora a empunhadura ficou bem mais firme, possibilitando aproveitar ao máximo o potencial de corte do parang. Em breve farei um post específico de testes de corte.

Te vejo na trilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...