segunda-feira, 17 de abril de 2017

Mirante do Caeté

Mirante do Caete visto do Posto 12, no Recreio.
Alguns dias atrás fiz o reconhecimento de uma trilha para avaliar as condições, já que fazia parte de um planejamento de atividade escoteira.

O Mirante do Caeté fica dentro do Parque Municipal da Prainha, local de grande procura por parte de surfistas e banhistas aos fins de semana. Seu portão de entrada fica no estacionamento da praia, à direita de quem vem do Recreio dos Bandeirantes.

Entrada do Parque.

Placa com mapa na entrada do parque.

Do portão do parque até a trilha circular que dá acesso à trilha para o mirante, são cerca de 100 metros. A partir daí pode-se usar andar para a direita ou esquerda.

Aqui o caminho se divide.

Início da trilha da esquerda.

A trilha da direita começa no final deste caminho plano.

Início da trilha da direita.


Do início da trilha da esquerda até o acesso à trilha do Mirante, onde as duas opções se encontram, demorei  07 minutos caminhando devagar. A trilha tem bastante subida, mas é bem planejada seguindo as curvas de nível, além de contar com intervenções em travessias de córregos e áreas degradadas ou potencialmente perigosas.

Ponte sobre um riacho.
Ponte cruzando uma pedra que se transforma em cachoeira em dias chuvosos.

Placa que sinaliza o início do caminho até o mirante.

Por trás da placa podemos ver o encontro da trilha circular com o caminho para o mirante.
Deste ponto até o mirante foram mais 15 minutos de caminhada, com alguns pontos bem íngremes e cansativos, mas com bela vista da Prainha pelo caminho.

Grande árvore à esquerda da trilha.

Trilha íngreme mas bem conservada.

Prainha vista de uma curva na subida.

Chegando ao Mirante, cercado e bem protegido, a vista engloba o Pontal, Praia da Macumba, a estrada da Prainha, Recreio e Vargem Grande ao fundo. A descida demorou o mesmo tempo da subida, devido à grande inclinação em diversos trechos.

O mirante, bem montado e cercado.
 
A bela vista do mirante.
Mirante do Caete visto da estrada de acesso à Prainha.

Considerações

A trilha é curta mas íngreme, pessoas com pouco preparo físico precisarão considerar mais tempo no trajeto de ida e volta.

O Parque funciona de 08:00 até 17:00(18:00 no verão), antes ou depois disso não é permitido ficar dentro dele.

O Mirante fica voltado para o Leste, portanto retratos com pessoas ficam melhores na parte da tarde, de manhã as fotos são sempre contra a luz.

 Os caminhos da esquerda e direita são equivalentes, sendo o da direita ligeiramente mais suave. No da esquerda se forma uma cachoeira em época de chuvas.

Repelente é item obrigatório, os mosquitos são muitos e insistentes, morrem no lugar onde estão picando mas não voam quando você ameaça um tapa.

Os mosquitos não perdoam e não param nem para a foto!
Esta trilha é um bom passeio, e fora dos roteiros mais batidos da cidade do Rio. Vale uma visita e de quebra ainda tem a Prainha e Grumari para aproveitar depois.

Te vejo na Trilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...