terça-feira, 14 de maio de 2013

Anorak Trilhas & Rumos

Este é um produto que consta do catálogo da marca já há bastante tempo, sendo velho conhecido de muitos trilheiros e ciclistas. Apesar disso, acho válido passar minhas impressões a respeito de sua funcionalidade, até porque todo verão enfrentamos as chuvas.

Venho usando no dia a dia o abrigo de tempo Anorak selado, da Trilhas & Rumos por quase dois anos, e agora posso emitir uma opinião sem risco de fazer mal julgamento.

Recentemente foi lançado um novo modelo que conta com isolamento térmico, o que na minha opinião é um erro, pois o Anorak desempenha apenas o papel de camada impermeável externa, no princípio das camadas. Deve ser capaz de ser usado no tempo quente ou frio, para tanto variando as camadas internas. Um anorak forrado é demasiado quente para os dias de verão, principalmente no Rio de Janeiro.

Foi esta razão que me fez optar pelo modelo antigo, mais simples.

Características

O anorak é leve, pesando apenas 450g, feito de material bastante resistente a chuva e vento, mas fino e flexível o bastante para que seja confortável de vestir.

Anorak. Sua leveza pode ser notada pelas dobrinhas que faz.


Seu bolso frontal permite que ele se transforme em um pequeno volume para transporte quando não em uso.

Repare o tamanho dele fechado em relação ao cantil.

Possui capuz com elásticos para melhor ajuste à cabeça, além de velcros nos punhos para evitar a entrada de água pelos braços. A cintura também conta com elástico, que pode ser ajustado por meio de um mordedor plástico.

Detalhe do no punho e elásticos no capuz.

A leveza do material requer cuidados, pois uma ponta qualquer que agarre no anorak vai certamente gerar um furo ou rasgo, no entanto, não considero isto um ponto fraco do produto, apenas uma característica.

Uso

O material se mostrou bem resistente a chuvas com e sem vento, e no deslocamento diário com a bike me permitiu sair relativamente ileso de todo o período das chuvas de verão no Rio. Relativamente porque as pernas ficam descobertas. Antes de usar tinha testado em casa, enchendo um pedaço com água no tanque e verificado que não havia vazamento.

O material é tão impermeável que dá para fazer poça no teste do tanque.

Pude também comprovar a eficácia do anorak como barreira de vento, algo muito útil em dias frios com vento, principalmente em atividades como subidas de montanha.

Seu pouco volume me permitiu carregá-lo constantemente em mochilas ou mesmo pochetes grandes de trilha, o que é uma grande vantagem em comparação com outros abrigos, como capas pesadas de chuva.

Conclusão

O anorak da Trilhas & Rumos é um produto útil e acessível, que deve durar bons anos de aventuras.

Sua relação custo x benefício é muito boa, ficando na frente de muitos modelos e marcas mais caras.

A utilidade e conceito de utilização deste tipo de produto já foi debatida no post sobre o princípio das camadas.

Fica a dica para quem está procurando um abrigo de chuva honesto, que possa ser levado no dia a dia.

Te vejo na trilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...