quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Tratando couro com óleo de mocotó

Ontem aproveitei que meu chapéu precisava de cuidados para registrar em fotos e apresentar um truque que já é velho conhecido de quem trabalha com artigos de couro.

O chapéu após mais de um ano de aventuras mostra as marcas.
 O óleo de mocotó, encontrado nas casas de produtos para couro, é excelente para revitalizar e impermeabilizar calçados, vestimentas e acessórios deste material, com a vantagem extra de ser muito barato.

Óleo de mocotó, facilmente adquirido nas lojas especializadas.
Comecei removendo a tira de couro de crocodilo com dentes, que também recebeu aplicação do óleo separadamente. Em seguida escovei o chapéu para que saísse a poeira acumulada.

Poeira removida. Agora é aplicar o óleo.
Com um pano, apliquei generosamente o óleo, com cuidado e em toda a área externa do chapéu. Nos cantos mais remotos usei um cotonete. Deixei secar por quase 24 horas, e o resultado foi um couro com aparência muito renovada, além de impermeável.

O chapéu parece novo.
 Não registrei, mas após este período repeti o procedimento na parte interna do chapéu, que também havia ressecado com o passar do tempo.

A diferença, como pode se ver pelas fotos, é gritante.

Fica a dica para quem precisa proteger seus artigos de couro. O óleo é eficaz, rende muito e custa pouco, não há razão para não ter sempre à mão um frasco.

Te vejo na trilha!

4 comentários:

  1. Olá André, tudo bem? Gosto de acompanhar seu blog, porém não sou muito de escrever... Também utilizo muitas coisas de couro na tralha de cavalgada e um ótimo produto que utilizo para conservar os couro, como opção ao mocotó, é o óleo do coco que na minha opinião leva algumas vantagens em relação ao mocotó: não deixa aquele cheiro característico (não muito bom no meu gosto), hidrata o couro ou sola da mesma forma e o que acho melhor ajuda a prevenir o ataque de roedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, taí uma coisa que eu não sabia Fernando, óleo de coco aqui no Rio é meio difícil de achar(além de caro), mas meu sogro traz da Bahia garrafa de 1 litro e lá é barato.

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá, pretendo escurecer uma sela que mandei trocar o couro e a cor não ficou do meu agrado, estou em dúvida quanto a usar o óleo, e escurecer mais do que deve, após eu colocá-la no sol, e atingir a tonalidade que desejo, como faço pra para o efeito do óleo?
    Certamente não irei usá-la somente na sombra, então presumo que ela ficará mais escura com o tempo, o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Eduarda, com o tempo costuma clarear novamente quando o couro começa a ficar um pouco seco, mas para efeito tonalizante eu não sou a melhor pessoa para responder, apenas uso o óleo como tratamento e proteção, sem intenção estática.

      Talvez valha a pena testar em um pedaço pequeno e se possível não exposto e ver o resultado.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...