terça-feira, 14 de setembro de 2010

Prioridades em sobrevivência. A regra dos 3.

No sufoco... E agora?

Um tema muito importante quando tratamos de aventuras e seus riscos inerentes são as prioridades em situações de sobrevivência. O cidadão comum tende a confundir a ordem, complicando ainda mais sua precária condição.

Para listar as prioridades podemos usar a regra dos 3. Geralmente o homem sobrevive:

3 minutos sem ar;
3 horas sem abrigo;
3 dias sem água;
3 semanas sem comida.

Reflita sobre esta lista e veja se não incorreria no mesmo erro, invertendo a ordem de prioridades. Devido a nossos hábitos alimentares uma das primeiras coisas em que pensamos numa situação de emergência é em comida, e este pode ser um erro fatal. Entenda que a listagem acima é uma média, havendo variações dependendo do local e condição física dos envolvidos, mas serve de parâmetro perfeitamente.

Desmembrando a lista:

Ar - Bastante intuitivo. Se seu cérebro não receber oxigenação adequada por mais de 3 minutos, vai haver dano, e após isto a morte. Se estiver preso debaixo da água ou em um túnel desmoronado, a prioridade é sair. Se estiver em alta montanha sem oxigênio auxiliar, desça.

Abrigo - Frequentemente negligenciado, mas vital para a sobrevivência em climas hostis, seja no frio das montanhas ou no calor abrasador dos desertos. O clima pode matar em questão de horas. Ainda que não mate, pode causar diversos problemas de saúde sérios como frostbite(feridas nos membros por congelamento) ou insolação e intermação(sol exagerado) além de queimaduras. Nunca subestime o poder incapacitante dos elementos. O sol pode queimar muito a pele desprotegida, tanto nos lugares quentes quanto em picos nevados, o que é agravado quando se está em meio à água salgada. Aprenda as diversas formas de se abrigar dos elementos, e pense proativamente com relação ao clima/relevo da região.

Água - Composto por 70% de líquidos, nosso corpo precisa de hidratação adequada, tanto no calor quanto no frio. A desidratação leva à letargia, dificuldade de raciocínio, falta de coordenação motora, elementos que aumentam em muito os perigos em uma situação de emergência. Água deve ser uma preocupação constante. A água não tratada pode causar inúmeras doenças, mas se não houver nenhuma maneira de purificá-la é preferível o consumo à desidratação grave. A maior parte das doenças causadas por consumo de água não tratada demora alguns dias para se manifestar, o que pode ser tempo suficiente para que você saia do apuro em que se encontra. E mais: Exatamente pela importância da água para o homem, aldeias e povoamentos estarão mais presentes ao longo de rios, lagos e costas, se manter próximo a estes locais pode significar ser resgatado.

Comida - Último item da lista, apesar de menos urgente não deve ser negligenciado. Após longos períodos sem alimentação adequada, o corpo tendo queimado suas reservas de gordura começa um processo de autodigestão. O tônus muscular desaparece rapidamente, diminuindo as chances do sobrevivente. Estudar quais plantas são comestíveis é sempre útil, bem como montagem de armadilhas, pesca e fabricação e uso de armas de caça improvisadas.  A humanidade fez isto por milênios, e deu certo. O fator moral deve ser levado em conta. Nada mais motivador para um sobrevivente do que uma boa refeição à beira do fogo.

Conclusão: Sobreviver fora de um ambiente controlado não é fácil, mas pode ser feito. Uma boa compreensão das necessidades essenciais do corpo e dos mecanismos básicos da natureza são a chave para o sucesso. A capacidade de adaptação e improvisação é vital. Não descarte a herança de seus antepassados. O sucesso da humanidade se deve basicamente a esta capacidade de contornar dificuldades das diferentes regiões do planeta.

Por último: Não lute contra a natureza, entenda seu funcionamento e trabalhe com ela. Esse é o método do bushcrafter, e este caminho leva ao sucesso.

Te vejo na trilha!

2 comentários:

  1. Muito interessante a questão da inversão das prioridades. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Pois é pai, isto é um fenômeno estudado e comprovado, a não ser que tenham sido treinadas, pessoas em situações de emergência pensam logo em comida e esquecem das prioridades.

    Um dado que esqueci de mencionar no texto é que se você comer estando desidratado, a água usada na digestão do alimento vai enfraquecer ainda mais seu corpo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...