quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Customização da rede. Instalando argolas de aço nos punhos.

Como já havia mencionado no meu post sobre camping com rede, estava esperando vir de fora um conjunto de cobertura e rede de ripstop. Passado algum tempo, é hora de mostrar o que resolvi fazer com a rede quando chegou: A instalação de argolas de aço nas pontas, para facilitar a utilização sem comprometer a segurança e integridade do material. Decidi fazer isto porque a rede consistia de um pedaço de ripstop dobrado ao meio na largura e costurado, e dobrado novamente nas pontas para formar uma bainha onde teoricamente passariam as cordas de amarração. Não gostei muito desta solução, porque temia que não resistisse ao peso. Cogitei instalar ilhoses e a partir deles fixar cordas que se ligariam às argolas, mas graças à ajuda da minha namorada desisti da idéia, pois provavelmente enfraqueceria o material. Após testes percebemos que a rede aguentaria o uso conforme foi construída, mas previmos um desgaste rápido caso a corda ficasse raspando ali nas costuras toda hora, e resolvi instalar uma corda fixa em cada lado, presa a uma argola, de modo que as amarrações somente se prendessem às argolas quando em uso.

Usei paracord para esta tafera. Para começar, um nó boca de lobo segurando a argola, e então um nó de pescador duplo unindo as duas pontas firmemente. Escondi o nó de pescador para dentro da rede e um nó simples impede que a corda se movimente. O resultado final foi esse:

Argola de aço fixa na rede. Resistente e prático.

O conjunto anexado ao fundo da minha mochila, pronto para entrar em ação.
A rede em teste de campo. Sucesso.

Os testes mostraram que a rede funciona bem, sendo muito leve e resistente, e apesar do tamanho diminuto, é muito confortável. Falta ainda chegar mais paracord que será usado nas amarrações todas da rede e telhado. Além disso, está previsto o uso de uma tela de mosquiteiro, mas ainda não decidi qual dos modelos disponíveis no Brasil vou usar.

O projeto está em andamento, até agora deu tudo certo.

Te vejo na trilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...